ADESG – Delegacia do Paraná

A ADESG é uma instituição civil sem fins lucrativos, de caráter educacional a nível superior e que congrega brasileiros de diversas áreas sociais, técnicas, culturais e empresariais.

Fruto da visão, da vontade e do patriotismo de um grupo de brasileiros, a ADESG Paraná foi instalada na capital paranaense em 10 de maio de 1970. Atualmente, com representações na cidade de Cascavel, Londrina, Foz do Iguaçu e Maringá  e com 45 anos de representatividade, já formou mais de cinco mil adesguianos.

Anualmente, a ADESG-PR oportuniza o Curso de Política, Estratégia e Planejamento para diversos membros da sociedade paranaense, independente da área social, técnica, cultural e empresarial pertencente. As aulas ministradas abordam questões relacionadas a cidadania, política nacional, estado e governo, assim como o estudo de estratégia e conflitos.

Atividades 

Nos Estudos e Pesquisas:

  • Ciclos de Estudos
  • Conferências
  • Painéis
  • Seminários
  • Convenções
  • Projetos Especiais

Nas Atividades Sociais:

  • Confraternizações
  • Encontros Sociais

ADESG Nacional 

Fundada na cidade do Rio de Janeiro, em 1951, e considerada de Utilidade Pública por Decreto Federal em 21 de outubro de 1954 teve como primeiro presidente o Contra-Almirante Benjamin Sodré.

A principal atribuição da ADESG é a divulgação dos conceitos fundamentais e do método de Planejamento Estratégico da Escola Superior de Guerra – ESG.

Para isso, promove Cursos de Estudos de Política e Estratégia (CEPE) em cada capital dos Estados do país, incluindo o Distrito Federal e com representações em mais de 100 cidades, atuando também como agente difusor da Cultura de Defesa.

Por meio de Delegacias e Representações, as unidades regionais da ADESG cumprem o papel de “Pensar o Brasil” com o objetivo de preparar indivíduos para avaliar os aspectos da conjuntura nacional e, assim, contribuir para o bem comum do país.

Para isso, discussões, estudos, cursos, seminários e conferências são organizados para colaborarem na formação dos estagiários – como são intitulados os alunos que iniciam o curso – melhorando a compreensão sobre a evolução do país e das consequências sociais dos avanços científicos e tecnológicos, das mudanças na conjuntura internacional e dos novos e sofisticados arranjos de defesa.

Missão

A ADESG tem a missão congregar os diplomados da Escola Superior de Guerra (ESG) e vivificar a solidariedade dos integrantes. Atuando sem vinculações com partidos políticos, entidades, grupos, associações ou organizações de qualquer natureza.

Tem como atribuição principal a divulgação das ideias e os ensinamentos originados na ESG aos Estagiários dos Cursos de Estudos de Política e Estratégia (CEPE).

Visão

Estimular a participação dos associados nas atividades de estudos e congraçamento.

.

 “Cor unum et anima una pro Brasília” – Um coração e uma só alma pelo Brasil!

.