A Escola Superior de Guerra (ESG), instituto de altos estudos, subordinada ao Ministério da Defesa, foi criada em 20 de agosto de 1949 com o intuito de desenvolver e consolidar os conhecimentos necessários ao exercício das funções de direção e planejamento estratégico e defesa nacional.

Tem como princípios filosóficos a fidelidade à democracia, a preponderância do interesse nacional sobre qualquer outro e a valorização do homem, como origem e fim do desenvolvimento, síntese das aspirações e interesses nacionais.

Sua doutrina defende o respeito à dignidade da pessoa humana e a igualdade de oportunidades, a legitimidade das instituições, sua representação política, bem como seu aprimoramento seguindo a adequação à realidade nacional. Defende, ainda, a organização de um Estado de Direito baseada na responsabilidade de governantes e governados pela condução da ação política pública, a pluralidade partidária e a alternância no poder, assim como a harmonia entre os poderes do Estado.

Empenhada em participar do esforço conjunto por um Brasil melhor, propõe um modelo de Planejamento Estratégico que, com as devidas adaptações, pode ser aplicado a qualquer organização. É um instrumento de gestão indispensável tanto para organizações de grande, pequeno ou médio porte, tanto públicas como privadas; Uma atividade de caráter permanente que sistematiza um processo de tomada de decisões onde coexistem políticas e ações estratégicas, cujos horizontes são de curto, médio e longo prazo.

A Doutrina da Ação Política da ESG consolida uma série de conceitos afim de padronizar conhecimentos e possibilitar melhor compreensão dos estudos.