Institucional

A Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG) é uma instituição civil sem fins lucrativos, de caráter educacional a nível superior e que congrega brasileiros de diversas áreas sociais, técnicas, culturais e empresariais, visando uma formação altamente qualificada de formadores de opinião, com o intuito de colaborar para uma sociedade mais justa e ética, na busca dos melhores ideais para o Brasil. 

Fundada na cidade do Rio de Janeiro, em 1951, e considerada de Utilidade Pública Federal por Decreto em 21 de outubro de 1954 teve como primeiro presidente o Contra-Almirante Benjamin Sodré. A principal atribuição da ADESG é a divulgação dos conceitos fundamentais e do método de Planejamento Estratégico da Escola Superior de Guerra – ESG.

Para isso, promove Cursos de Estudos de Política e Estratégia (CEPE) em cada capital dos Estados do país, incluindo o Distrito Federal e com representações em mais de 100 cidades, atuando também como agente difusor da Cultura de Defesa.

Por meio de Delegacias e Representações, as unidades regionais da ADESG cumprem o papel de “Pensar o Brasil” com o objetivo de preparar indivíduos para avaliar os aspectos da conjuntura nacional e, assim, contribuir para o bem comum do país.

Para isso, discussões, estudos, cursos, seminários e conferências são organizados para colaborarem na formação dos estagiários – como são intitulados os alunos que iniciam o curso – melhorando a compreensão sobre a evolução do país e das consequências sociais dos avanços científicos e tecnológicos, das mudanças na conjuntura internacional e dos novos e sofisticados arranjos de defesa.

Missão: A ADESG tem a missão congregar os diplomados da Escola Superior de Guerra (ESG) e vivificar a solidariedade dos integrantes. Atuando sem vinculações com partidos políticos, entidades, grupos, associações ou organizações de qualquer natureza.

Tem como atribuição principal a divulgação das ideias e os ensinamentos originados na ESG aos Estagiários dos Cursos de Estudos de Política e Estratégia (CEPE).

Visão: Estimular a participação dos associados nas atividades de estudos e congraçamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *