Curso 2023

Curso de Estudos de Política e Estratégia (CEPE) – 2023

Introdução

Este Curso figura entre as principais atividades da ADESG. Sua conclusão dá ao estudante “estagiário” o direito de se tornar ADESGUIANO e membro da Associação, com reconhecimento a nível nacional, criando assim, uma grande networking com resultados extraordinários.

Objetivos do Curso

1. Divulgar, com exclusividade, os ensinamentos doutrinários da ESG – ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA;
2. Promover estudos estratégicos de pesquisa e planejamento, abrangendo as conjunturas regional, nacional e internacional, visando a SEGURANÇA e o DESENVOLVIMENTO NACIONAL, compatibilizando-os com a Justiça Social;
3. Desvendar os ensinamentos da ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA, oportunizando o intercâmbio de conhecimentos e a prática de trabalhos em grupo, criando uma poderosa comunidade em prol dos objetivos da Pátria.
4. Multiplicar as comunidades ADESGUIANAS, interiorizando-as por todos os cantos do Brasil, a fim de proporcionar o conhecimento e a prática da Cidadania e da Nacionalidade.

O CEPE SE DESTINA A:

Todo cidadão brasileiro (homens e mulheres) interessados em conhecer os fundamentos básicos da atual conjuntura Nacional e que desejam contribuir para o bem comum da população e de um País melhor para todos.
Serão selecionados(as), dentre os inscritos(as), aqueles que apresentarem comportamento ético, de idoneidade, da dignidade, da honradez e liderança na Comunidade independentemente de raça, cor ou religião.
De posse dos ensinamentos adquiridos através da metodologia de planejamento da ESG, os(as) Adesguianos(as) terão condições de avaliar com maestria e conhecimentos práticos, os profundos aspectos da conjuntura nacional.

Poderão candidatar-se homens ou mulheres indicados por associados, como também candidatos avulsos ou sugeridos por entidades (públicas ou privadas) ou empresas locais, desde que atendam aos seguintes requisitos: 1. Curso Superior completo, preferencialmente; 2. Notória idoneidade moral e cívica.

FASES DO CURSO

Primeira fase: Preparatória

Apresentar a terminologia básica da metodologia, conhecer as relações entre os sistemas ESG e ADESG e acessar as condições de execução que serão ministradas durante o curso.

Segunda fase: Básica

Membros do corpo permanente da ESG (Mestres e Oficiais Superiores) ministram temas sobre Metodologia e Planejamento Estratégico, incluindo exercícios de aplicação que servirão de suporte para o entendimento do Período Conjuntural, a saber: 

  • Conceitos Fundamentais
  • Objetivos Nacionais
  • Poder Nacional e suas Expressões
  • Política e Estratégia Nacionais
  • Desenvolvimento Nacional
  • Segurança e Defesa Nacionais
  • Método de Planejamento Estratégico ESG.

Terceira fase: Conjuntural

Buscar o entendimento da realidade regional e suas implicações na esfera nacional, apresentando soluções para as principais demandas identificadas, que serão consolidadas pela proposição de Políticas e Estratégias, aplicando conteúdos trazidos por autoridades políticas, científicas, militares e empresariais que abordarão temas e assuntos atuais, como:  

  • Inteligência estratégica
  • Geopolítica e Conjuntura Internacional
  • O Brasil no contexto mundial
  • Ciência, Tecnologia e Inovação
  • Política e Estratégia de Defesa Nacional
  • Amazônia Legal
  • Matriz energética brasileira
  • Compliance

Quarta fase: Aplicação

Aplicação dos estudos e análises aprendidas com vista à apresentação de Políticas e Estratégias relacionadas ao tema. Trabalhos em Grupo (TG) Visitas e viagens de estudos a empresas privadas e órgãos governamentais estratégicos Técnicas de elaboração e apresentação do TCC Metodologia de Pesquisa

PERÍODO DO CURSO

De 08 de agosto a 07 de dezembro de 2023.
Modalidade Presencial.
Aulas todas as Terças, Quartas e Quintas, de 19h30 às 22h30.

REQUISITOS PARA CERTIFICAÇÃO COMO ADESGUIANO:

1. Ausência de débitos da Tesouraria;
2. Admitidas COM JUSTIFICATIVAS até 15% de faltas às aulas e atividades;
3. Obedecer rigorosamente as determinações disciplinares do curso.

INVESTIMENTO, conforme uma das opções abaixo:

a) R$ 3.000,00 à vista;
b) 5 parcelas de R$ 600,00, com entrada no ato da inscrição.

(*) Não estão inclusos os custos de transporte, hospedagem e alimentação, referente às viagens de estudos e visitas técnicas.

PROMOÇÃO

Cada aluno(a) matriculado(a), poderá receber 10% de desconto, por novo aluno indicado e com matrícula aceita, consolidada e paga. O incentivo é cumulativo.

OUTRAS INFORMAÇÕES

WhatsApp (41) 9 9862 1063
e-mail: secretaria@adesgpr.org.br

COORDENAÇÃO

Prof. Luiz Carlos Pinto
Delegado da ADESG CURITIBA – PR